Terça Nutritiva

terça-feira, 13 de junho de 2017
IMG_1607

Olá Meninas..

Olá pessoal, hoje na nossa terça nutritiva temos receita da convidada. É para essa terça convidei uma amiga minha para participar, a Lais Ferrari. A Lais trabalha na área de agronegócios e tem um super dom de cozinha maravilhosamente bem e de ter muita afinidade com a alimentação saudável. Então aproveitem sua receita e suas dicas.

Boa #tercanutritiva para todos.

IMG_1607

No inverno a preguiça para comer salada é grande né? Quem não prefere um prato quentinho e sem fugir da dieta? Essa receita, além de deliciosa e fácil de fazer, é uma ótima opção para quem busca manter a proteína nas refeições e baixo carboidrato. Além de tudo, você pode fazer variações, como trocar o arroz integral por quinoa, a folha de couve por repolho ou folha de uva. Lembre-se de usar um caldo caseiro, além de ter muito mais vitaminas, o percentual de sódio é baixíssimo quando comparado aos caldos prontos.
Charutinhos com folha de couve

IMG_1677
Ingredientes:

Para o recheio:

Carne moída magra (usei meio quilo de patinho moído duas vezes)

1/2 xícara de arroz integral cru ou quinoa crua em grãos

Sal (1 colher de café basta)

Pimenta síria (nada mais é que uma combinação de especiarias maceradas: noz-moscada, zimbro, cravo, pimenta-do-reino e canela)

1 cebola triturada ou picada em cubinhos bem pequenos
Para a montagem

Couve (depende do tamanho das folhas de folhas, mas em média 2 maços pequenos)
Preparo:

Branqueie a couve – esse é o nome da técnica que utilizamos aqui, nada mais é que dar um choque térmico nos vegetais, colocando-os em agua fervente por 1 minuto e depois em água gelada. Não queremos folhas cozidas, apenas flexíveis para enrolar sem quebrar. Retire da água e deixe escorrer.

Corte o talo da folha, coloque um pouco de recheio no centro e faça a primeira dobra para cobri-lo.

IMG_1677

IMG_1678

Dobre as laterais como se fosse um embrulho e enrole até ficar bem fechadinho. Atenção, não use MUITO recheio, para não abrir durante o cozimento. Repita o mesmo processo com as outras folhas até o fim do recheio. Veja como devem ficar:
Para cozinhar, faça uma cama de folhas de couve no fundo panela, depois rodelas de tomate e acomode os charutinhos.
Cubra com caldo de vegetais caseiro (ou com a água temperada com sal) tampe e leve ao fogo alto por 20 minutos (ou até ficarem macios).

IMG_1679

IMG_1680

by Michelle Tsukada
0
Comentários